Passo a passo para organizar a sua cozinha

Passo a passo para organizar a sua cozinha

Fonte: Sanimaia

A cozinha é o coração da casa. É onde preparamos refeições deliciosas e recebemos os convidados para um jantar aconchegante. Garanta uma experiência agradável ao manter a cozinha limpa e organizada. Simplifique este processo com a Sanimaia e siga estes cinco passos para um espaço encantador e envolvente.

Passo 1: Comece do zero

Cozinha com bancada e mesa em madeira e dois candeeiros sobre a bancada.Fonte: Florim

Não há como negar, a cozinha é a alma de qualquer casa, mas também é a área mais desorganizada. Por isso mesmo, comece por esvaziar todos os armários e gavetas desta divisão. Este passo é essencial para libertar espaço e definir o lugar de cada coisa. 

Com todos os utensílios, cutelaria e alimentos fora do lugar, aproveite para avaliar o seu estado e tente perceber o que faz sentido na sua cozinha. Ofereça o que está em bom estado, mas já não utiliza. Se já não utiliza algum utensílio há mais de seis meses, talvez esteja na hora de se desfazer dele. Dê-lhe uma nova vida através da reciclagem.

Após libertar todos os móveis e prateleiras da cozinha e definir os utensílios que vão continuar a ter lugar nos seus armários, aproveite para limpar tudo.

Passo 2: Priorize a acessibilidade

Bancada de cozinha com uma cocotte em verde e suporte para colher na cor creme da Le CreusetFonte: Sanimaia

Depois de tudo limpo está na altura de colocar cada coisa no devido lugar. Mas calma, pense de forma estratégica: coloque o que mais utiliza em locais de fácil acesso. Parece algo insignificante, mas acredite que isto torna o processo de cozinhar mais eficiente. 

A arrumação da bancada de cozinha é crucial para um espaço organizado. Pode colocar acessórios, caixas organizadoras ou mesmo travessas para colocar os alimentos e utensílios que utiliza diariamente. Porta especiarias são práticos e uma ótima opção para a sua decoração. 

Dica extra: coloque etiquetas em cada recipiente para não perder tempo à procura dos seus alimentos e especiarias.

Passo 3: Otimize o espaço

Escorredor de loiça com talheres dourados e brancos matte e pratos com flores e detalhes branco e cor de laranja.Fonte: Sanimaia

A melhor forma de otimizar o seu espaço é através da criação de zonas. Isto é, coloque os alimentos numa determinada secção, porcelana portuguesa noutra e por aí vai. Considere prateleiras e organizadores de gavetas para criar essas zonas.

Cookware e loiças são, sem dúvida, os elementos que ocupam mais espaço numa cozinha. Comece por empilhar os artigos de cookware. Em relação à loiça, porque não organizá-la na vertical em prateleiras de cozinha apropriadas? Este truque vai facilitar o acesso às loiças e otimizar o espaço dos seus armários.

Passo 4: Prepare a área do café

Torradeira branca da smeg e prato de bolo vermelho.Fonte: Sanimaia

Esta dica é preciosa para transformar a energia da sua cozinha. Torne-a num espaço social ao preparar o cantinho do café. Escolha chávenas e acessórios que combinem com a sua decoração. Coloque o café dentro de frascos e faça deste espaço a estrela da cozinha. Os seus convidados vão ficar rendidos.

Dica extra: incorpore pequenos eletrodomésticos da smeg nesta área e consiga a cozinha dos seus sonhos.

Passo 5: Torne a sua cozinha numa experiência

Vela aromática da Baobab Collection com detalhes em branco e azul numa prateleira com loiças nos mesmos tons.Fonte: Baobab Collection

Velas aromáticas e plantas são a magia de qualquer divisão. Transforme a sua cozinha num espaço acolhedor e livre dos odores das refeições com as velas encantadoras da Baobab Collection. De certeza que esta escolha vai tornar esta divisão numa experiência de sensações.

Desfrute deste momento para tonar a sua cozinha espaço num reflexo da sua personalidade e bom gosto. Disponha dos profissionais da Sanimaia para facilitar este processo, elevando a sua casa.