3 passos para criar o seu jardim de sonho

3 passos para criar o seu jardim de sonho

Legenda: Fonte: Bizzotto

Com o verão chegam os serões convidativos ao ar livre. Torne-os aconchegantes e confortáveis ao preparar o seu próprio jardim do Éden. Desfrute das sensações e aromas refrescantes da natureza e do verão com um espaço que se funde perfeitamente na sua leveza e magia.

Dos grandes jardins aos de reduzidas dimensões, apresentamos um conjunto de dicas capazes de transformar e elevar qualquer espaço. Se quer um espaço ao ar livre de tirar o fôlego siga as dicas dos nossos especialistas.

Passo 1: Organize o seu jardim por zonas

Casa com parede de pedra, piscina, uma área de convívio com mesa e cadeiras de exterior e outra zona coberta com cadeiras de jardim.

Fonte: Bizzotto

Comece por olhar para o seu jardim como um todo. Isto é, organize e decore este espaço de forma proporcional. Garanta que opta por mobiliário de jardim que seja adequado para o seu espaço e dimensões. Para um aspeto mais rústico e natural, escolha mobiliário de exterior com elementos e texturas que remetam para a beleza e leveza do verão. Desta forma alia a elegância à durabilidade e praticidade.

Posto isto comece a criar diferentes zonas no seu jardim. Opte por fazer uma divisão clara entre a zona de refeições e convívio e a de lazer e relaxamento. Afinal de contas, ninguém quer relaxar no meio da confusão de um jantar ou almoço de verão.

Desfrute das suas receitas de verão com uma mesa e cadeiras de jardim que sejam elegantes e fáceis de cuidar e de transportar. Assim pode dispor a mesa como for mais conveniente para a ocasião. 

Para o seu espaço de lazer opte por cadeiras e espreguiçadeiras confortáveis. Se tiver espaço, escolha um sofá de jardim elegante para o seu conforto e dos seus convidados. Não se esqueça das mantas! Apesar de ser verão, as noites podem ser frescas. Uma boa dica é colocá-las em cestos de arrumação. Assim vão estar sempre por perto.

Passo 2: Crie um espaço mágico com cor e iluminação

Mulher com uma blusa verde e umas calças castanhas a segurar dois copos de vinho e uma lanterna LED, coluna e frappé.

Fonte: Linha 19

Não há nada mais aconchegante do que uma boa iluminação durante um serão de verão. Digno de uma publicação do Pinterest! Coloque luzes nas suas árvores, com esta dica de certeza que vai render a sua família e amigos. 

Lembre-se do centro de mesa. Coloque um centro com flores coloridas ou ervas aromáticas e crie uma harmonia sofisticada com um serviço de mesa produzido com materiais naturais ou com texturas que lembram o poder da natureza. Se preferir um estilo mais elegante pode colocar flores dentro de jarras decorativas.

Os canteiros também podem ter algum destaque no seu jardim. Coloque seixos sobre as suas plantas e flores. Uma mini horta ou catos nos seus canteiros também pode ser uma opção cheia de personalidade e, no caso dos catos, fácil de cuidar. Se não tiver oportunidade para criar o seu canteiro, pode usar vasos decorativos, de certeza que o jardim vai ficar a sua cara!

Passo 3: Dê o seu toque pessoal

Mesa de jardim cm uma toalha azul e branca que remete para os elementos do mar. A mesa está posta com pratos azuis e brancos, marcadores com búzios, copos com bolas azuis e centro de mesa com flores brancas.

Fonte: Sanimaia

Acima de tudo, o seu jardim deve refletir a sua personalidade e bom gosto pessoal. Uma sugestão infalível é escolher uma toalha de mesa vibrante e que chame pelo verão. Coloque guardanapos de pano e um serviço de mesa a condizer e de certeza que os seus convidados vão ficar rendidos.

Junte o útil ao agradável e coloque na sua mesa velas perfumadas, que repelem naturalmente os mosquitos e insetos. Incrível não é? Faça desta dica um carimbo seu ao optar por uma vela da Baobab Collection com o seu aroma favorito.

Dica extra: Soluções para jardins pequenos

Duas velas da Baobab Collection tricotadas à mão com ráfia amarela, vermelha e cinzenta em cima de um tabuleiro de pé em madeira.

Fonte: Baobab Collection

Se tem um jardim de reduzidas dimensões pode ser difícil aplicar algumas das dicas acima. No entanto, há muitas formas de aproveitar e maximizar o seu cantinho. 

A primeira dica passa por aproveitar os seus muros e paredes para criar um jardim vertical. Apesar de pequeno, o segredo está em colocar muitas plantas no seu jardim. Não se esqueça das plantas pendentes para um toque único.

Por fim, mostre o seu bom gosto através de vasos e velas decorativas. Com estas dicas vai criar um pequeno oásis para desfrutar dos seus snacks e bebidas de verão.

O segredo está em criar um espaço para desfrutar do verão sem sair de casa. Quer opte por mobiliário de exterior ou por artigos de decoração mais minimalistas, lembre-se de priorizar o seu conforto.

Se precisa de ajuda para elevar o seu jardim a nossa equipa ajudar. Com Sanimaia transformar espaços banais em locais únicos fica mais fácil!